sexta-feira, 2 de julho de 2010





“E o SENHOR protestou a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a Lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas” (2 Reis 17.13).


O capítulo 17 de 2 Reis trata da ascensão de Oseias ao trono de Israel – chamado também de reino do Norte –, formado pelas dez tribos que se separaram quando Roboão, filho de Salomão, reinava. Nesse período, o rei da Assíria tomou Israel e o transportou para Hala e Habor, cidades dos medos. Esse mesmo rei trouxe para habitar na terra dos filhos de Deus muitas nações, as quais introduziram cultos a outros deuses.


O escritor desse livro bíblico foi usado para fazer um retrospecto do desvio dos israelitas dos ensinamentos divinos, do erro que cometeram ao abandonar o Senhor e entregar-se a cultos estranhos, e de certas práticas secretas que enfureceram o Altíssimo. Não sabemos quais eram, mas está claro que eles prestavam cultos idólatras. Que o Espírito Santo fale ao seu coração sobre tais atos secretos que os israelitas aprenderam com os povos ao redor.


Mesmo antes de o rei da Assíria invadir Samaria, depois de tê-la cercado por três anos, os profetas traziam a mensagem de que os israelitas deveriam arrepender-se, converter-se ao Senhor e deixar de praticar o pecado. Contudo, eles não quiseram ouvir. Como acontece hoje com muitos filhos de Deus, os quais já se venderam ao inimigo, os israelitas não viam razão para abandonar a iniquidade. O coração do homem, depois de insistir em algum desvio, não vê nada de ruim em continuar no pecado. A Palavra de Deus compara a pessoa que comete uma falta e não sente mais nada a uma mulher adúltera, a qual acaba de comer, limpa a boca e diz que não fez nada errado (Provérbios 30.20).


Que tristeza sentem os Céus, quando um cristão, depois de ter sido advertido pelo Santo Espírito sobre o pecado, teima em continuar a transgredir. Por causa disso, ele é abandonado em sua sujeira. Se você tem sentido que certas atitudes suas têm sido erradas, pare enquanto é tempo. Se insistir no erro, o Senhor irá abandoná-lo e deixá-lo sozinho. Meu irmão, nós, cristãos, somos diferentes do povo do mundo, pois temos a Palavra de Deus para nos ensinar o que é certo e o que é errado.


Não são poucos os que estão nas garras do diabo. Esses continuam frequentando a igreja, mas não deixam de fazer o que o Senhor condena. Os israelitas temeram a deuses estranhos, andaram nos estatutos das nações e nos costumes dos reis de Israel, fizeram secretamente coisas que não eram retas e edificaram altos em todas as suas cidades. Resultado: cativeiro.
O preço que os israelitas pagaram é uma advertência para nós. Se continuarmos no pecado, chegará o dia em que o Senhor nos abandonará. Então, o inimigo, o qual é implacável em sua ânsia de oprimir e destruir, terá todos nós em suas mãos. Portanto, devemos dar atenção aos avisos de Deus e obedecer à Sua Palavra.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares








Nenhum comentário:

Postar um comentário